FANDOM


Yui (ユイ, Yui?) É uma Inteligência Artificial (IA), encontrada por Kirito e Asuna em torno das florestas do 22º Andar do castelo flutuante Aincrad. Seu nome oficial é «Yui-MHCP001» (Programa de Aconselhamento de Saúde Mental 001).

AparênciaEditar

Sword Art OnlineEditar

Yui tinha longos cabelos escuros e brilhantes olhos negros. Seu equipamento padrão consistia em um vestido branco de uma peça com uma fita amarrada na cintura. Ela usou temporariamente um suéter rosa de manga comprida e uma saia roxa, além de sapatos vermelhos (botas marrons no anime), durante seu tempo com Kirito e Asuna.

ALfheim OnlineEditar

Yui roupa Pixie

Forma Pixie de Yui

Como uma Pixie de Navegação, Yui tem dez centímetros de altura e usa um longo vestido rosa claro com mangas destacadas, tornozeleiras rosa e uma flor azul no cabelo.

PersonalidadeEditar

Como Yui era originalmente uma menina sem memórias, sentiu insegura por não saber quem ou onde seus "pais" foram. Isto a levou a supor que Kirito e Asuna eram seus pais. Após o casal decidir jogar junto como os pais da menina, devido a condição psicológica da menina, ela tornou-se alegre e mostrou grande afeto por seus chamados "pais". De acordo com Asuna, seu comportamento era como a de uma bebê, apesar de sua aparência infantil. No entanto, ela não tinha qualquer sentimento de medo, independentemente da intensidade do perigo que ela pode estar e ainda mostrou sinais de rebelião e imprudência quando Kirito lhe disse que ela tinha que ficar com Sasha quando ele e Asuna queria ir para uma masmorra para resgatar Tinker.

Depois ela recuperou suas memórias, ela disse a seus pais no jogo que ela havia se tornado melancólica quando começou a morrer no jogo, como ela não tinha permissão para confortar os jogadores e foi forçada a continuar a acompanhar os seus parâmetros psicológicos. Depois de quase dois anos de só viu a loucura, a miséria, e raiva, ela finalmente percebeu um casal, Kirito e Asuna, que mostrou felicidade e alegria e, mesmo que ela não tinha permissão para interagir com os jogadores, ela continuou a monitorá-los e até chegou na floresta perto de sua casa para estar perto dos dois para experimentar suas emoções. Depois de ser consolada por Kirito e Asuna, ela recuperou a sua alegria. Mesmo que ela estava prestes a ser excluída pelo Sistema Cardinal, Yui não mostrou nenhum sinal de arrependimento, mas mostrou lágrimas de felicidade, pois ela era capaz de estar com seus pais no jogo.

Ao ser reativada em Alfheim on-line, ela ainda exibia uma profunda ligação com Kirito e Asuna, continuando a agir como uma filha adotiva. Ela também repreendeu Kirito quando recebeu carinho de outras mulheres além de Asuna, declarando que seu "papa" está "eganando", mas ela, no entanto, aceitou Leafa e mais tarde Sinon na vida do Kirito.

HardwareEditar

Yui é a primeira versão da «Saúde Mental - Programa de Aconselhamento» de «Sword Art Online». Ela é uma «IA Baixa» feita para monitorar a saúde mental dos jogadores de SAO. Ela foi feita para ser capaz de imitar as emoções e ser capaz de interagir com os jogadores da SAO. Durante os eventos de SAO ela se torna auto-consciente e uma inteligência artificial totalmente realizada e construída a partir de um programa no topo de uma arquitetura de computador existente, razão pela qual ela aparece geralmente em programas baseados em SAO. Inteligências Artificiais Baixas podem ser consideradas como um conjunto binário. Mais tarde, ela ganha acesso ao mundo real através de uma Sonda VR (Sonda de Comunicação Audiovisual Bidirecional) projetada e criada por Kazuto. Seu programa de núcleo funciona e é armazenado no NerveGear da memória local de Kirito, e está a cerca de 3TB.

CronologiaEditar

Arco AincradEditar

Garota do Orvalho da ManhãEditar

Yui's Heart

Coração de Yui.

Em 30 de outubro de 2024, enquanto Kirito e Asuna estavam investigando rumores de um fantasma nas florestas no 22º andar, Yui apareceu a cerca de dez metros do casal. Depois que o par notou sua presença, a jovem silenciosamente observou-os por vários segundos antes de desmoronar. Preocupados, Kirito e Asuna levaram Yui para a casa casa e a acomodaram em sua cama, onde ela permaneceu inconsciente pelo resto do dia.

Na manhã seguinte, em 31 de outubro, às 7h50, Yui começou a cantarolar para o alarme de Asuna, cujo controlador tinha adormecido ao lado dela. Depois de ser acordada pelo casal e apresentada a eles, Yui, por sua vez, apresentou-se a eles, mas não conseguiu lembrar de mais nada. Durante o café da manhã, a menina experimentou dificuldade em pronunciar os nomes dos dois, então ela foi sugerida por Kirito para chamá-los por qualquer nome que fosse mais fácil para ela. Hesitante, decidindo abordá-los como seus pais, Yui ficou muito feliz quando a dupla assustada, no entanto, aceitou os papéis.

Mais tarde, durante uma missão para encontrar o líder do «Exército de Libertação de Aincrad», Thinker, na masmorra do «Palácio de Ferro Negro», Yui tocou um cubo de pedra no centro do zona segura na parte mais profunda da masmorra e imediatamente recuperou todas as suas memórias. Ela começou a derrotar The Fatal Scythe usando a função «Apagador de Objetos» do console de GM que se materializou como uma espada flamejante gigante

Posteriormente, Yui, agora sabendo seu propósito como uma IA que estava sendo apagada desde que o sistema a reconheceu como uma "alienígena" devido a ter desobedecido as ordens do sistema, expressou sua gratidão a Kirito e Asuna por cuidar dela. Assim como ela desapareceu, Kirito usou o acesso de administrador ainda ativo e suas habilidades com o computador para recuperá-la e salvá-la como dados ambientais em seu NerveGear e armazenar sua programação central como um item em forma de cristal chamado «Coração de Yui».

Arco Fairy DanceEditar

Kirito finds Yui's heart

Kirito encontra o coração de Yui em seu inventário.

Yui foi revivida em ALfheim Online como uma Pixie de Navegação depois que Kirito encontrou os dados de Yui importados de Sword Art Online. Yui levou Kirito para os locais apropriados em toda a terra. Yui também forneceu informações, principalmente através do fornecimento de mapas armazenados no banco de dados do jogo, junto com um detector de jogadores e dando conselhos quando necessário para ajudar Kirito a encontrar Asuna.

Yui e Kirito foram capazes de resgatar Asuna de Oberon (Nobuyuki Sugou). Durante a reunião, Yui retornou ao seu corpo normal e eles compartilharam um abraço. No entanto, sua reunião foi interrompida por Oberon. Como Yui estava em perigo de ser apagada, ela fugiu da cena. Yui tentou se reunir com Asuna e Kirito depois, mas ela só foi capaz disso depois que Oberon foi derrotado e Asuna foi desconectada.

Enquanto Yui estava triste que Asuna já havia saído, ela entendeu por que Asuna tinha que voltar para o mundo real. Antes de Kirito sair para conhecer Asuna no mundo real, Yui informou a Kirito que um um arquivo grande havia sido transferido para o armazenamento de seu NerveGear. Yui também informou Kirito que, independentemente do que aconteceu com o ALO, ela estaria bem porque ela existia no NerveGear de Kirito.

Algum tempo depois, Yui se juntou a Kirito, Asuna e seus amigos em uma nova aventura no ALO.

Celeste FairyEditar

Quando convocada por Kazuto durante seu passeio em sua bicicleta de estrada Bianchi, Yui apareceu para ele através de uma exposição em seus óculos de sol. Depois de apreciar as flores de cerejeira através de uma câmera, Yui foi solicitada a ajudar Kazuto com a navegação e registro de dados. Depois de vinte minutos de bicicleta com Kazuto, Yui notou uma transmissão vindo de sua bicicleta. A seu pedido, Yui emparelhada com o dispositivo que emite o sinal e visualizou uma garota, chamada Cel, residindo nele. Como Cel reagiu apenas a entrada de um monitor, Yui se ofereceu para transmitir seus comandos de voz para ela. Antes de Cel retornar ao seu criador, Yui conversou com ela e recebeu algumas informações durante seu tempo juntos.

Extra EditionEditar

Rainbow BridgeEditar

No final da missão «Saqueadores do Mar Profundo», o grupo de Agil, Asuna, Klein, Kirito, Leafa, Lisbeth e Silica, juntamente com Yui e Pina, foram trazidos de volta a ALfheim por uma baleia. Depois que o grupo desembarcou a baleia em uma praia em território Sylph, Yui agradeceu a baleia por deixar o grupo andar em suas costas. Devido à preocupação do grupo com a conversa entre Leviathan e Kraken, bem como a falta de uma maneira de rever o diálogo dos NPCs, Yui reproduziu sua conversa para o grupo.

Mais tarde, Yui também esteve presente durante a tentativa do grupo de chegar ao outro lado do «Ninho do Dragão Relâmpago».

Arco Phantom BulletEditar

Antes de Kirito entrar no Gun Gale Online (GGO), Yui foi mencionada em uma conversa entre Asuna e Kirito sobre a possibilidade de ela ter uma "irmã mais nova" no futuro e como seria ótimo se Yui pudesse atravessar no mundo real.

Mais tarde, durante a batalha final de Kirito com Sterben (Death Gun), Yui conectou a transmissão do torneio ao monitor cardíaco através do celular de Asuna, o que permitiu que Asuna e Aki Nurse pudessem ver o que estava acontecendo no momento. Depois de ver que Kirito estava perdendo a luta com seu oponente, Yui disse a Asuna para segurar sua mão, o que ajudou Kirito a se lembrar da arma de fogo que ainda estava no coldre em seu lado esquerdo.

CaliburEditar

Mother's RosarioEditar

Ceramic HeartEditar

Enquanto perambulava por um campo em ALfheim Online, Yui se perguntou sobre o significado do amor, uma emoção que ela não conseguia entender. No mesmo local, dez dias antes, ela conheceu um menino, que se confessou a ela. Pensando que ele queria monopolizá-la, ela lhe disse que se recusava a pertencer a ele. No entanto, para sua surpresa, ela aprendeu que não era isso que o menino estava procurando com sua confissão, já que ele alegou que sua intenção era apenas falar com ela antes de renunciar ao jogo. Quando Yui chegou a Asuna para compartilhar sua ansiedade por não entender as palavras do menino, ela recebeu uma sugestão perguntando ao menino em pessoa.

No entanto, o garoto já havia deletado sua conta, assim Yui hackeou o servidor do jogo, descobrindo o local de residência do garoto. Yui foi levada para casa por Asuna através de uma Sonda de Comunicação Bidirecional Audiovisual. Lá, ela aprendeu que o menino era na verdade um homem idoso recentemente falecido que tinha um hobby de entrar em jogos de VRMMO em seus últimos anos. Ela também descobriu que, antes do falecimento do homem idoso, ele havia dito à filha adulta que aparentemente havia encontrado sua falecida esposa no ALO.

No presente, com base em sua experiência, Yui avaliou que o sentimento de perda era o que realmente significava "amar".

Arco AlicizationEditar

Alicization RunningEditar

Depois que Kazuto Kirigaya foi gravemente ferido por um ex-membro do Caixão Sorridente, Atsushi Kanamoto (Johnny Black), e posteriormente sequestrado por Seijirou Kikuoka, Asuna Yuuki e suas amigas começaram a pensar que não havia esperança em localizar Kirito. No entanto, Yui convenceu sua mãe a não desistir, assim como quando Asuna foi presa por Sugou, Kirito se recusou a desistir de encontrar e resgatar Asuna. Foi o suficiente para restaurar a determinação de Asuna e com a ajuda de Yui, junto com Rinko Koujiro (o interesse amoroso do falecido Akihiko Kayaba), Asuna acabou conseguindo encontrar Kirito.

Alicization ExplodingEditar

Alicization AwakeningEditar

Alicization LastingEditar

Cronologia Não-CanonEditar

Infinity Moment/Hollow FragmentEditar

Após a batalha com o chefe do 75º andar, Kirito e Asuna notaram que o Coração de Yui estava brilhando ao chegar ao 76º andar. Ao abrir o item, Yui foi restaurada e se tornou um personagem parceiro para Kirito[† 1].

Durante os eventos do enredo Hollow Fragment, ela ajudou Kirito a entender o erro que ocorreu a Philia ao chegar na Área Hollow e ela conseguiu recuperar algumas de suas credenciais de admin durante um evento no 76º andar.

No jogo, ela tem uma irmã mais nova, conhecida como Strea, outro programa de Aconselhamento de Saúde Mental como ela, exceto que Strea tem o poder de jogar o jogo e lutar contra os monstros chefes ao lado do grupo Clearing. Quando Strea foi surpreendida pelo chefe do 100º Andar, Yui fez tudo o que pôde para salvá-la. Em um final, ela conseguiu salvar a vida de Strea, absorvendo-a em si mesma, dizendo a Kirito que ela estava viva. No outro final, acessível apenas por completar uma missão paralela na Área Oca, Yui e Kirito criaram um "Teste de Dificuldade Avançada" na esperança de libertar Strea. Apesar de não ter sido o primeiro a ser esperado, eles conseguiram libertar Strea de sua prisão, e depois Strea teve a opção de se tornar um item de jogo, permitindo que ambas as meninas fossem para ALfheim Online com Kirito.

Millenium TwilightEditar

A família tinha acabado de retornar a Ryme depois de um piquenique em família, quando um aviso de emergência foi enviado a todos os jogadores do ALO para sair do jogo. Tendo aparentemente convencido Kirito e Asuna a sair, Yui secretamente viajou para o mundo final de Svart Alfheim para investigar a situação. Lá, Yui conheceu um misterioso ser conhecido como Persona Vabel.

HardwareEditar

Yui é a primeira versão do «Programa de Aconselhamento de Saúde Mental» de «Sword Art Online». Ela é uma «IA de cima para baixo» feita para monitorar a saúde mental dos jogadores de SAO. Ela foi feita para ser capaz de imitar emoções e ser capaz de interagir com os jogadores de SAO. Durante os eventos de SAO, ela se torna autoconsciente e uma inteligência artificial totalmente realizada, construída a partir de um programa sobre uma arquitetura de computador existente, e é por isso que ela geralmente aparece em programas baseados em SAO. IA de cima para baixo podem ser considerados como um cluster de binário.

Biprobe

Sonda VR

Mais tarde, ela ganha acesso ao mundo real por meio de uma sonda de realidade virtual (Sonda de Comunicação Bidirecional Audiovisual) projetada e criada por Kazuto Kirigaya.

Seu programa principal é executado e é armazenado na memória local do NerveGear de Kazuto e seu tamanho é cerca de 3TB.[1]

TriviaEditar

  • A maneira original que Yui deveria monitorar os jogadores pode ser deduzida da animação de abertura.[2]
  • Yui também é capaz de acessar mecanismos de busca e redes de computadores. Seus processos de pensamento são extremamente eficazes, com uma taxa de extração de 95% de dados úteis.[1]
  • Yui acha que o hábito mais chato de Kirito é ele cochilando em qualquer lugar e em toda parte, como ela também fica sonolenta com eles.[1]
  • Yui gosta de se comunicar com Pina, como a inteligência do familiar é de uma estrutura complexa.[1]
  • Embora Yui gostaria de um irmão mais novo ou irmã, de modo que ela teria alguém para conversar, ela também deseja monopolizar seu Pai e Mãe.[1]
  • Yui é capaz de reproduzir seu corpo original em ALO, mas só o usa quando dorme junto com Kirito e Asuna, já que seu corpo pixie é mais confortável de várias maneiras.[1]
  • Yui é capaz de ouvir os alarmes de outros jogadores.[3]
  • O interesse de Yui é romper firewalls.[1]
  • Yui não gostava do cabelo espetado de Kirito no ALO, já que era difícil de se sentar[4], assim, em 23 de junho de 2025, ela o fez mudar seu penteado para o seu habitual.[5]
  • Na adaptação do jogo não canônico, Hollow Fragment, Yui mostra suas habilidades de costura fazendo roupas de banho para si mesma, Asuna e Kirito.[citação necessária]
  • Yui aparece em uma das poses de vitória de Asuna em Dengeki Bunko Fighting Climax, onde ela corre até Asuna e a abraça.

NotasEditar

  1. Somente dentro do terreno do Arco Sophia ou dos enredos necessários para a história

ReferênciasEditar