Sword Art Online Wiki
Advertisement
Sword Art Online Wiki
Warning copy Alerta de Spoiler: Este artigo ou seção contém detalhes sobre enredos não abordados no anime. Não prossiga a menos que você queira ser estragado.

Akihiko Kayaba (茅場晶彦, Kayaba Akihiko?) foi o diretor de desenvolvimento e GM (Game Master) de «Sword Art Online». Ele também foi o designer do «NerveGear»,[2] o Sistema Cardinal,[3] e «A Semente»,[3] bem como o principal antagonista do Arco Aincrad. Ele jogou SAO como o líder dos «Cavaleiros do Juramento de Sangue», Heathcliff (ヒースクリフ, Hīsukurifu?).

Aparência

Real Life

Kayaba Full Body

Akihiko Kayaba usava uma camisa branca com gravata por baixo e um longo jaleco branco por cima.[4] Os contornos de seu rosto eram finos e afiados.[4] Ele tinha olhos metálicos[4] e cabelo curto.[5]

Avatar Sword Art Online

Akihiko Kayaba era o único jogador de Sword Art Online cujo avatar não correspondia à sua aparência no mundo real. Como resultado, Heathcliff, o avatar de Akihiko, não tinha nenhuma semelhança com seu verdadeiro corpo magro. Significativamente idealizado, Heathcliff era musculoso, alto e fisicamente forte,[6] com feições eruditas e cabelos grisalhos que tinham uma mecha pendurada na testa.[7] Ele quase sempre foi visto usando as cores dos Cavaleiros do Juramento de Sangue, embora as cores de fundo e de primeiro plano fossem invertidas.[8]

No início de Sword Art Online, Akihiko apareceu para os jogadores presos como uma enorme pessoa sem rosto e encapuzada com um manto como seu avatar Game Master.[2]

Personalidade

Embora Akihiko Kayaba aparecesse como sua verdadeira forma apenas algumas vezes ao longo da série, ele sempre foi muito calmo, de fala mansa e tinha um comportamento legal. Apesar de ser incrivelmente habilidoso, Akihiko não era orgulhoso ou arrogante, como quando Kirito o derrotou e limpou o Sword Art Online, ele humildemente aceitou a derrota.

Akihiko parecia ser muito sincero e pensativo, como mostrado quando ele contou a Kirito seu sonho de criar um castelo flutuante como base para a criação de Sword Art Online.

Akihiko Kayaba tinha pouca ou nenhuma empatia, com um completo desrespeito pela vida humana, incluindo a sua própria, e em vez disso foi completamente absorvido pelo mundo virtual. Quando ele acidentalmente atingiu Asuna, o que causou sua aparente morte no jogo, ele não demonstrou nenhum remorso, e em vez disso pareceu bastante divertido, apesar de ter causado uma quantidade incrível de tristeza a Kirito na época. Ele escolheu realizar seu sonho fazendo um jogo da morte que custou milhares de vidas, e simplesmente notou que suas mentes haviam desaparecido dos dois mundos. Seu fascínio pelos computadores era muito parecido com o de Kirito, com a principal diferença sendo que Akihiko não tinha nenhuma consideração pela vida dos outros, e Kirito fazendo tudo que podia para protegê-los.

Apesar disso, Akihiko tinha um nível de honra e justiça. Ele projetou o Sword Art Online para ser um jogo vitorioso para qualquer um que tivesse as habilidades. Ele nunca interferiu no progresso dos jogadores para impedi-los de avançar no jogo; Na verdade, como Heathcliff, ele estava realmente lutando do lado dos jogadores, ajudando-os a limpar o chão. A única exceção a isso foi o fato de que ele se tornou invencível até sua batalha com Kirito, embora isso fosse necessário para sobreviver ao jogo até o 95º andar, onde Heathcliff planejava revelar sua verdadeira identidade e se tornar o último chefe no 100º Andar.

Background

Em sua infância, Akihiko expressou interesse em ler livros.[9] Ele não estava particularmente envolvido em jogos e computadores, mas participou do Clube de Matemática de seu colégio. Mais tarde, na universidade, ele não participou de nenhum círculo porque frequentemente trabalhava dentro e fora dos laboratórios.[9]

Quando Akihiko começou a desenvolver o Sword Art Online, trabalhou durante anos para desenvolver o software do jogo. Seu principal objetivo e sonho era "fazer Aincrad flutuar", mas depois que ele fez isso, ele não tinha certeza de quais eram seus sonhos, aspirações ou propósito.

O interesse amoroso de Akihiko era Rinko Koujiro, que o ajudou por dez anos do desenvolvimento do jogo, e cuidou de seu corpo sempre que ele teve que usar FullDive durante o curso de Sword Art Online.

Cronologia

Arco Aincrad

No primeiro dia do serviço oficial do Sword Art Online, durante o qual cerca de 10,000 jogadores entraram no SAO, Akihiko Kayaba prendeu com sucesso os jogadores no jogo. Depois de teleportar todos os jogadores do jogo para a Cidade dos Inícios, ele apareceu em seu avatar de GM e, durante seu tutorial, explicou as novas regras do jogo, incluindo o fato de que os jogadores precisariam conquistar todos os 100 pontos. Pisos do jogo a serem liberados e que a morte no jogo ou qualquer tentativa de remover o NerveGear levaria o NerveGear a fritar o cérebro do usuário. Para provar que o jogo era a nova realidade deles, Akihiko mudou os avatares de todos os jogadores para parecerem com seus corpos da vida real e então se despediu.

Seu avatar, Heathcliff, era o líder do que é considerada a mais forte das guilda de Sword Art Online «Cavaleiros do Juramento de Sangue». Ele era o dono da primeira «Habilidade Única» «Espada Sagrada»[7] e foi considerado o jogador mais forte no jogo.[10] Ele empunhou a espada coletiva de uma mão e o escudo da torre chamado Liberator. Ele também foi capaz de segurar o chefe do 50º Andar por dez minutos sozinho, que lhe valeu o título «Homem da Lenda» (伝説の男, Densetsu no Otoko?). Também havia rumores no Sword Art Online de que os pontos de vida| (HP) de Heathcliff nunca tinham ido para a zona amarela, devido a sua identidade ser Akihiko Kayaba e ser capaz de se tornar invencível ao transformar seu personagem em um «Objeto Imortal» depois que sua saúde chegou a cinquenta por cento ou estava prestes a superá-lo.

No mangá, ele foi visto pela primeira vez na Cidade dos Inícios usando seu avatar, Heathcliff, com o resto dos jogadores do Sword Art Online ouvindo sua outra auto-fala sobre as novas regras que fizeram de Sword Art Online um jogo da morte. Kirito até comentou sobre o quão calmo o avatar de Heathcliff estava na situação.

Como líder dos Cavaleiros do Juramento de Sangue, Heathcliff era bastante renomado por sua tendência geral a ficar de fora dos assuntos da guilda, preferindo permitir que seus sub-líderes desenvolvessem planos e adiantassem o jogo. Além da papelada e batalhas da guilda, Heathcliff raramente interferia nas escolhas e ações de seus sub-líderes. A única exceção a isso foi quando Asuna expressou seu desejo de deixar a guilda, e Heathcliff se recusou a permitir que ela o fizesse sem desafiar Kirito para um duelo.

Kirito primeiro suspeitou de sua verdadeira identidade durante sua partida contra Heathcliff quando Kirito viu que a velocidade de Heathcliff excedeu os limites do sistema. No entanto, Kirito deduziu sua verdadeira identidade no 75º Andar. Graças a um milagre no jogo permitindo que Kirito lançasse um ataque final depois que seus pontos de vida fossem esgotados, Kirito conseguiu derrotar Heathcliff e libertar todos os jogadores presos do jogo da morte.

No rescaldo do jogo da morte, Akihiko prosseguiu com seu desejo de morrer junto com o colapso do jogo, como ele havia decidido antes mesmo de começar o Sword Art Online. Assim, ele usou uma máquina FullDive remodelada para realizar uma varredura super poderosa de seu cérebro para transferir sua consciência para o mundo virtual permanentemente. Esta varredura levou suas células cerebrais a se queimarem, matando seu corpo.

Arco Fairy Dance

Kayaba and The Seed

Akihiko dando «A Semente» para Kirito.

Embora a varredura tivesse menos de 1 em 1000 chances de sucesso, aparentemente a varredura foi bem-sucedida, pois reapareceu em ALfheim Online, notando que seu programa só recentemente foi despertado após ouvir a voz de Kirito durante o encontro com Oberon. Quando Akihiko viu Kirito desistindo e se submetendo ao poder do sistema, ele lembrou o Espadachim Negro sobre sua batalha, onde Akihiko foi forçado a reconhecer o poder da vontade humana, e encorajou Kirito a se levantar e pegar sua espada. Depois que Kirito se levantou e agarrou o punho de Oberon, que tentou socá-lo, Akihiko revelou seu ID de administrador e senha para Kirito, permitindo que ele acessasse a conta de Heathcliff, que em termos de poder administrativo superou Oberon e permitiu que Kirito derrotasse facilmente Oberon. Depois que Oberon foi derrotado e Asuna se desconectou, Akihiko retornou a Kirito e confiou-lhe a «Sementes no Mundo» como compensação por ajudar Kirito. Embora Akihiko desejasse ter o broto de sementes, ele deixou a escolha do que fazer com ele para Kirito enquanto ele desaparecia no ar.

Cronologia não canônica

Infinity Moment/Hollow Fragment

Durante o duelo de Heathcliff com Kirito no chefe do 75º Andar, o primeiro facilmente bloqueou uma Espada de Habilidade deste último e conseguiu abrir seu oponente para contra-atacar. No entanto, assim como o confiante líder da guilda estava prestes a se aproveitar da abertura, seu ataque foi subitamente interrompido por uma falha que apareceu em seu braço e se espalhou para o ar acima deles, obrigando os dois a recuar. Perplexo com o rumo dos acontecimentos, Heathcliff mal conseguia se defender da renovada ofensiva do Espadachim Negro, quando seu equipamento e seu avatar ficaram mais destruídos por falhas a cada golpe. Depois que sua defesa foi deixada de lado, um atordoado Heathcliff foi esfaqueado com a Dark Repulser de Kirito, antes de ser imergido em uma falha gigantesca e desaparecer da câmara do chefe.

Depois que a Vanguarda conseguiu chegar ao Ruby Palace e derrotar Hollow Strea, Heathcliff apareceu, aplaudindo e parabenizando-os por sua vitória. Desculpando-se por seu súbito desaparecimento e retorno, ele explicou que o acúmulo de emoções negativas da angústia dos jogadores havia sobrecarregado um dos programas que supervisionavam o bem-estar mental, o Protótipo 002 do Programa de Aconselhamento de Saúde Mental, codinome Strea, resultando em erro catastrófico que infectou o núcleo do Sistema Cardinal. Ao mesmo tempo, interferência externa de Nobuyuki Sugou e seus associados forçaram o sistema a atribuir a maior parte de sua capacidade para lidar com o novo problema. Juntos, esses dois desafios fizeram com que partes do Cardinal funcionassem de forma incorreta e começassem a operar de forma independente, provocando um erro no sistema que interrompeu o duelo. Quando o sistema atingiu um nível de emergência, Heathcliff foi automaticamente transferido para uma função administrativa. Por estar preocupado demais em consertar a situação, ele não foi capaz de informar os jogadores sobre o ocorrido.

Admitindo que as coisas nem sempre aconteciam de acordo com o planejado em mundos onde o envolvimento humano era profundo, Heathcliff declarou que todos os jogadores tinham ganhado o direito de deixar o Sword Art Online devido a sua derrota no Chefe do 100º Andar. Ouvindo a indignação de Kirito com o desvio nos planos para a luta final do chefe, ele aceitou a exigência do Espadachim Negro de deixar todos os outros fora do jogo, antes de retomar seu duelo. Impressionado quando os outros jogadores se recusaram a sair e em vez disso escolheram lutar com Kirito, Heathcliff se perguntou se ele havia criado o Sword Art Online para ver as pessoas se unirem por uma causa comum.

Após sua derrota, Heathcliff elogiou os jogadores pelo triunfo sobre ele, confirmando sua intenção de manter sua promessa de devolvê-los ao mundo real. Quando o Espadachim Negro questionou-o sobre seu próprio status, Heathcliff revelou que ele teria que permanecer em Aincrad para cumprir suas próprias regras. Expressando sua gratidão aos outros jogadores por contribuírem para sua visão, ele se despediu, antes de desaparecer.

Depois do incidente do Sword Art Online, foi revelado que Akihiko havia se matado fritando seu cérebro com uma varredura de ultra alta potência. Curiosamente, quando a polícia encontrou seu cadáver em uma vila na montanha em Nagano, eles aprenderam com os registros de memória do NerveGear que isso havia acontecido não muito depois de seu duelo com Kirito no 75º Andar.

Equipamentos Conhecidos

Sword Art Online

Nome Tipo Aquisição Notas
«Liberator»[1]

Habilidades

Sword Art Online

Dominada
Espada Sagrada
Dominada
Espada Reta de Uma Mão
Dominada
Combate Corpo-a-Corpo
Dominada
Equipamentos de Metal Pesado
Dominada
Cura em Batalha
Dominada
Procurar Inimigos
Dominada
Rastreamento
Dominada
Luz Espiritual (Habilidade Ódio)
Imortalidade
  • Excesso de assistência

Habilidades de Espada

Espada Sagrada

Trivia

  • Akihiko teve um salário anual de mais de 100 milhões de iene (aproximadamente 1,090,000.00 USD em 30 de agosto de 2013) com a idade de 18 anos.[12]
  • Além de pesquisa e desenvolvimento, os hobbies de Akihiko eram cozinhar e jogar Go (o jogo de tabuleiro).[9]
  • O primeiro RPG que Akihiko jogou foi um antigo RPG conhecido como Wizardry. Ele aparentemente influenciou o desenvolvimento do Sword Art Online.[9]
  • Akihiko pretendia revelar sua verdadeira identidade em Sword Art Online no 95º Andar e se tornar o chefe final do 100º Andar.
  • Akihiko admitiu que ele não seria capaz de vencer Kirito com seus reflexos reais.[9]
  • Akihiko não prestou atenção à existência de Yui e depois se arrependeu, dizendo que era uma grande oportunidade que passara.[9]
  • O momento mais feliz para Akihiko durante o SAO foi quando Kirito viu através de sua verdadeira identidade no 75º andar, quando Akihiko então percebeu que ele (Akihiko) não era nada mais que outro jogador.[9]
  • Heathcliff é o único chefe de Sword Art Online a ter apenas uma barra HP em vez de múltiplas.
  • O nome do avatar de Akihiko «Heathcliff» é possivelmente uma referência a Wuthering Heights ou Phantasy Star Online.[1]
  • Para esconder sua identidade, junto com sua aparência, era necessário que ele usasse sua conta de administração do GM para alterar sua voz. Para este dispositivo de enredo, dois atores de voz foram contratados para expressá-lo, com sua voz original sendo usada na introdução e depois que ele foi descoberto por Kirito.
  • Nas adaptações do jogo não canônico Infinity Moment e Hollow Fragment, uma falha enorme causada por uma sobrecarga de emoções negativas cortou a batalha de Kirito com Heathcliff no 75º andar, e ele desapareceu antes que Kirito pudesse derrotá-lo. Heathcliff reapareceu no 100º Floor como chefe final do jogo. Durante a narração de Kirito, foi revelado que o NerveGear de Akihiko Kayaba o matou logo após a batalha no 75º andar, possivelmente significando que o Heathcliff que lutou contra Kirito foi seu afterimage.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Material Edition 2
  2. 2,0 2,1 Volume 1, Capítulo 3
  3. 3,0 3,1 Volume 4, Capítulo 9
  4. 4,0 4,1 4,2 Volume 1, Capítulo 24
  5. Anime design art
  6. Episódio 10
  7. 7,0 7,1 Volume 1, Capítulo 12
  8. Volume 1, Capítulo 13
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 9,4 9,5 9,6 Q&A sessão no terceiro concurso de popularidade realizado por Kawahara Reki como Kunori Fumio, 2005
  10. Volume 1, Capítulo 5
  11. Entrevista de Heathcliff em terceiro concurso de popularidade realizado por Kawahara Reki como Kunori Fumio, 2005.
  12. Volume 10 Capítulo 2 Parte 3

Navegação

Jogadores de SAO
Aliança dos Dragões Sagrados LindSchmittYamata
Caixão Sorridente Johnny BlackKuradeelPoHXaXaMorte
Cavaleiros do Juramento de Sangue AsunaDaizenGodfreeHeathcliffKiritoKuradeel
Fuurinkazan Klein
Gatos Negros do Luar DuckerKeitaKiritoSachiSasamaruTetsuo
Exército de Libertação de Aincrad KobatzKibaouThinkerYulier
Mão do Titã Rosalia
Maçã Dourada CaynzGrimlockGriseldaSchmittYolko
Outros AaaaAgilArgoAshleyCoperDiavelLisbethLuxMorteNezhaNishidaSashaSilica
Advertisement