FANDOM

«ALfheim Online»(ALO) (アルヴヘイム・オンライン, Aruvuheimu onrain), geralmente abreviado como «ALO», é o VRMMORPG sucessor de «Sword Art Online». Ele é compatível com qualquer versão da tecnologia de FullDive. O jogo apresenta nove raças de fadas, as quais têm o objetivo de alcançar o topo da árvore do mundo, Yggdrasil, para que possam encontrar o rei das fadas, Oberon. Foi dito que Oberon transformaria a primeira raça a chegar ao topo da Yggdrasil em fadas de luz, ALF, com a habilidade de voar por tempo ilimitado, mas isso foi provado ser uma mentira. Após ALO ser comprado por Ymir, depois dos eventos do arco Fairy Dance, o voo ilimitado é concedido para todas as raças de fadas (contudo, ainda é impossível voar em dungeons). 
ALfheim Online

ALfheim Online em sua caixa

Ele é o cenário para o arco Fairy Dance da série e outras histórias paralelas, como Mother's RosarioCalibur (e seu final alternativo, Calibur SS). Ao invés do sistema de nível que Sword Art Online realçava, ALfheim Online busca o desenvolvimento de habilidades e encoraja a luta entre jogadores. Esse tipo de sistema tenta eliminar a diferença existente em jogos baseados em nível, entre os novos e antigos jogadores.

Contexto Editar

Após a Argus vir à falência devido ao incidente de SAO, seus servidores e dados foram comprados pela RECT Progress Inc. e usados para criar o VRMMORPG ALfheim Online. ALfheim ou ALO é vagamente baseado no folclore de fadas e na mitologia nórdica, e em elementos de outras lendas, para a criação de seu ambiente.

Sistema Editar

Flight System Controler

O sistema de controle de voo

Diferente de Sword Art Online, o avanço de níveis em ALfheim Online não aumenta força e nem velocidade, a velocidade do jogador é controlada pela sincronização de seu cérebro com a máquina VR, além dos reflexos naturais do jogador. O dano causado é dividido em quatro partes:

  • Dano da arma.
  • Velocidade do ataque.
  • Região acertada.
  • Armadura do oponente.

Como Sword Skills são inexistentes em ALO, o dano causado depende quase que inteiramente do jogador, gerando um certo equilíbrio no jogo.

O jogo é famoso por ser o primeiro a permitir o jogador a voar verdadeiramente. O sistema de voo também foca na habilidade do próprio jogador. Ele tem um modo de "voo controlado", no qual o jogador utiliza um controle para voar, ao custo de apenas poder usar uma mão para lutar, mas, com a devida experiência e habilidade, o jogador pode aprender o «Voo Voluntário» e, com ele, usar ambas as mãos enquanto voa e ganhar mais manobrabilidade e velocidade.

Experiência de Realidade Virtual Editar

Como ALO é baseado na programação matriz de SAO como um MMORPG de realidade virtual, o sistema de ALO é capaz de renderizar todo o meio ambiente de ALfheim com incrível realismo, sendo extremamente similar ao nível de renderização de SAO. Simulando os impulsos cerebrais, é possível saborear comida, sentir o vento e o clima, mover seu corpo, e viver em ALO como se ele fosse uma realidade alternativa. No entanto, existem grandes diferenças que põe o ambiente de ALO à par da experiência no mundo real.

Primeiro: nenhuma dor é verdadeiramente sentida em qualquer situação devido a um aspecto chamado «Absorção de Dor». Como resultado, os jogadores podem sofrer sérios ferimentos e continuar a sentir apenas um formigamento. Embora certos estímulos, como explosões mágicas, podem resultar em efeitos negativos, como dores de cabeça e tonturas que duram várias horas. Segundo: não há sangue, em seu lugar existem cortes virtuais alaranjados, que são vistos no lugar onde ocorreu o dano. Terceiro: a magia é implementada para produzir uma variedade de efeitos, com os feitiços sendo baseado em sequências de palavras.

Enquanto estiverem jogando ALfheim Online, os jogadores podem sentir fadiga e fome (mesmo seus corpos reais não estando famintos), podendo comer no jogo para dissipar a fome no mundo real, que se tornou, como resultado, uma forma de fazer dieta.

Meio Ambiente Editar

De acordo com Yui, os dados ambientais são muito parecidos com os de SAO em seu código, mas as únicas diferenças primárias são as aparências das criaturas, dados do personagem e a programação de IA (Inteligência Artificial) das navis (navigation pixies).

Configuração Global Editar

O ALfheim Online original tomava lugar no continente de ALfheim, que era dividido em territórios: Os principais consistindo em territórios de raças e os menores sendo zonas neutras. No centro do mundo havia a cidade neutra, Alne, a qual estava ao redor da base de Yggdrasil.

Com o lançamento do novo ALO após o escândalo gerado por Sugou Nobuyuki, o jogo incluiu Aincrad, o castelo flutuante, para ALfheim.

A base original para ALO é a terra das fadas, as quais procuram encontrar o rei das fadas, Oberon. ALO parece se inspirar em uma longa lista de mitologias, incluindo o nome dos nove reinos da mitologia nórdica, como Jötunheimr. A influência da mitologia nórdica tem mais ênfase nos deuses de Jötunheimr e a missão relacionada a eles. Há ainda a aparição de divindades da mitologia nórdica, como Thor, Urðr, Verdandi e Skuld.

Gameplay Editar

Início e Criação do Personagem Editar

O sistema faz o jogador escolher uma das nove raças de fadas para a aparência de seu avatar, cada um com diferentes habilidades e afinidades mágicas. Diferente do sistema de Sword Art Online, o jogador aparentemente terá sua aparência setada aleatoriamente, o jogador apenas precisa pôr o nome de seu avatar, gênero, e selecionar a raça do personagem. Contudo, por uma taxa adicional, os jogadores podem reconstruir seus personagens aos seus próprios gostos. Após escolher a raça, o jogador será levado para a cidade de sua raça.
Fairy Races

As nove diferentes raças

Raças Editar

  • Cait Sith (ケットシー): Habilidosos felinos com visão aprimorada e habilidades de domadores. São caracterizados por suas orelhas de gato e caudas.
  • Gnome (ノーム): Maior raça de fadas, com maior número de usuários no mundo. São caracterizados em marrom.
  • Imp (インプ): Mestres da noite, têm boa visão. São caracterizados em roxo.
  • Leprechaun (レプラコーン): Raça de ferreiros, suas asas têm uma aparência mecânica.
  • Pooka (プーカ): Usuários de música para atacar, confundir ou dar suporte.
  • Salamander (サラマンダー): Considerada a raça mais forte em termos de ataque, têm feitiços de fogo superiores e são caracterizados em vermelho.
  • Spriggan (スプリガン): Mestres da ilusão e da caça ao tesouro. São caracterizados em preto.
  • Sylph (シルフ): Considerada a raça mais rápida e com maior número de usuários de vento, são caracterizados pela cor verde e seus tons.
  • Undine (ウンディーネ): Curadores e mestres da água. São caracterizados em azul.
  • Navigation Pixie (ナビゲーション・ピクシー): Uma raça não-jogável, controlada por IA, podem ser obtidas pelos jogadores por meio de taxas adicionais ou ganhas em rifas.
  • ALFs: A raça lendária que teria supostamente a habilidade de voar por tempo ilimitado. Dizia-se que a primeira raça que alcançasse o topo da Yggdrasil seria transformada em ALFs após uma audiência com o rei Oberon. Muitos jogadores ficaram desapontados ao descobrir a farsa da existência dessa raça.

Interface Básica do Jogo Editar

Interface Visual Editar

ALF's HP and MP Bar

A interface visual de ALO

No campo de visão de um jogador, sem acessar nenhuma habilidade, estão disponíveis várias interfaces.

A barra de vida está localizada no canto superior esquerdo do campo de visão. Ela mostra a vida do jogador, seu nome, HP (400/400) numérico e MP (80/80), abreviação de Mana Points. Ela também mostra a vida e nome de todos os jogadores presentes em sua party, mas em barras menores. 

Menu Principal Editar

O menu principal é baseado na interface original de Sword Art Online, mas com pequenas diferenças, como a falta de uma barra de XP e a incorporação de uma interface para habilidades. Porém, o menu principal é ativado ao cortar o ar com a mão esquerda, ao contrário de SAO, onde é chamado com a mão direita.

  • Inventário/equipamento: O ícone para essa categoria é um ícone de personagem. É a tela padrão ao abrir-se o menu. A tela da esquerda é a imagem de um corpo, com múltiplos pontos que permitem ao jogador equipar itens ou roupas. A tela da direita tem três outros menus:
    • Equipamento: Selecionando esse menu, haverão outros três:
      • Armas: Seu ícone é uma espada, como a usada no inventário.
      • Equipados: Seu ícone é uma armadura.
      • Acessórios: Seu ícone é um colar.
    • Itens: Selecionando esse menu, abrirá uma tela que listará todos os itens do jogador. Quando um item é selecionado, ele materializa-se na frente do jogador. O inventário torna-se vermelho quando lotado de itens.
  • Amigos/Guilda: O ícone para essa categoria é o de duas pessoas juntas. Sua tela da direita tem três menus:
    • Party: Selecionando esse menu, abrirão-se três opções adicionais. A primeira é "Criar", a segunda é "Convidar" e a terceira é "Dissolver".
    • Amigo: Selecionar esse menu revelará três opções adicionais: "Caixa de Mensagens", "Verificar Posição" e "Perfil".
    • Guilda
  • Comunicações: O ícone para essa categoria é o de dois balões de conversa. O ícone pisca quando o jogador recebe uma mensagem.
    • Adicionar aos amigos: Essa opção permite ao jogar mandar um pedido de amizade para outro jogador. O outro jogador, se aceitar o pedido, será adicionado na lista de amigos.
    • Trocar: Essa opção abre uma aba de troca com outro jogador. A troca pode ser utilizada para mostrar itens para outros jogadores ou, obviamente, trocar itens, mas esta última só é permitida se ambos jogadores aceitarem-na.
    • Duelo: Essa opção permite ao jogador enviar um pedido de duelo. O jogador desafiado tem o benefício de selecionar um dos modos de duelo.
  • Mapas/Quest: O ícone para essa categoria é um balão de localização. Sua tela da direta tem três menus:
    • Mapa do Terreno: Selecionar esse menu revelará um mapa mostrando a localização do jogador no terreno.
    • Mapa da Dungeon: Selecionar esse menu revelará um mapa da dungeon, mas só o que o player já explorou.
    • Quest: Selecionar esse menu abrirá a aba de missões do jogador, mostrando todas as missões que o jogador aceitou participar e sua descrição.
  • Configurações/Main-menu: O ícone para essa categoria é uma engrenagem. Sua tela da direita tem três outros menus:
    • Opções
    • Ajuda: Selecionando "Ajuda" irá chamar um GM (Game Master) na tela da esquerda.
    • Logout: O botão de logout está disponível com um logout rápido em uma área segura e um logout de 15 minutos em um estado sem alma, no qual o jogador pode ser atacado, se o jogador tentar fazer logout no campo.

CombateEditar

Kirito vs Eugene

Kirito e Eugene em uma batalha aérea de alta velocidade.

O combate no ALO contém vários elementos e estratégias. Com a introdução do voo, permite que duelos ocorram em batalhas aéreas ou no solo. Na encarnação original do ALfheim Online, o combate era entre jogadores ou monstros e, como não havia Habilidades de Espada, o combate consistia em golpes de espada ou ataques mágicos. Notou-se que o combate geral envolvia apenas o comércio de greves e que as batalhas de alta velocidade, como aquela observada entre o general Eugene e Kirito, eram incomuns.

Na versão mais recente do ALfheim Online, a introdução de recursos como habilidades com espadas e a criação do sistema Habilidade de Espada Original permitiram que o combate se diversificasse, e os duelos poderiam ser definidos como duelos aéreos ou terrestres. Os duelos, como no Sword Art Online, são de três tipos: primeiro ataque, meia-vida ou vitória total. Vitória total sendo o tipo em que um jogador perde toda a sua vida para o outro jogador ou se um dos jogadores desistir.

Quando um jogador morre, ele se torna um Remain Light e perde um pouco do progresso da estatística. O atacante também receberá alguns itens e moedas do jogador morto. Se um jogador morrer devido a uma magia auto-destrutiva, ele sofrerá uma pena de morte muito maior do que para mortes normais.

Mecânica da Batalha MonstroEditar

As batalhas de monstros são iguais às de Sword Art Online, com a diferença de incluir magia e a ausência de Habilidades de Espada na encarnação original.

TriviaEditar

  • ALfheim Online é vagamente baseado na mitologia nórdica. Por exemplo, Yggdrasil (A Árvore do Mundo), apoiou todo o cosmos no mito real. Outro exemplo é Jötunheimr, que era o lar gelado dos Gigantes de Gelo. "ALfheim" em si é uma referência a "Álfheimr", a terra das fadas/elfos da luz, na mitologia nórdica. No final alternativo da história de Calibur, Calibur SS, especula-se também que, sabendo-se, o castelo de Aincrad, que foi implementado em ALO no final do arco Fairy Dance, é designado como Midgard, o mundo dos humanos na mitologia nórdica, pelos NPCs do jogo, como todos os personagens do Sword Art Online eram humanos.
  • Além de referências à mitologia nórdica, ALfheim Online também faz referência a vários outros mitos ou histórias. Por exemplo, os Cait Sith, Pookas e Leprechauns são originários do folclore Celta.
  • O ALfheim Online, diferentemente do Sword Art Online, não possui um sistema de casamento, embora antigos jogadores do SAO que mantiveram seus avatares SAO e se casaram no SAO mantenham um status "casado" oculto, embora isso não tenha um efeito sobre o jogo em geral.[1]

ReferênciasEditar

  1. The Day After